Recomendações para a aplicação do concreto

 

01 - Verificar se está tudo em ordem para a concretagem da laje com antecedência mínima de (2) dias.


02 - Verificar se o escoramento da laje está firme e adequado para a estrutura, mantendo-se a distância máxima de 1,2m em 1,2m.


03 - Molhar bem a laje antes da concretagem.


04 - Molhar a laje após o término da concretagem, e repetir esta operação de 2 em 2 horas por 7 dias consecutivos, no mínimo. Esta é a fase importante chamada de “cura do concreto”, que impedirá ou diminuirá o surgimento de fissuras na superfície do concreto.


05 - Após cada operação descrita no tópico anterior, cobrir a laje com lona plástica, para que a cura do concreto fique boa e não sofra com intempéries como: chuva, variação de temperatura, vento, etc...


06 - No caso do concreto bombeado, deixar 1 (um) saco de cimento e 1 (um) carrinho de areia à disposição da equipe, a fim de fazer argamassa ou nata de lubrificação da bomba.


07 - Se as providências acima não forem cumpridas, muito provavelmente a laje apresentará FISSURAS em maior ou menor grau. Porém, mesmo com todos os cuidados acima descritos, se ocorrem algumas fissuras, é importante elimina-las logo que apareçam (algumas horas após) com a simples aplicação de desempenadeira de aço na área fissurada, e, se necessário, aplicar uma película de nata de cimento (0,50 litro de água/ 1 Kg cimento) nas mesmas. O surgimento de fissuras é proveniente de falhas no sarrafeamento, acabamento do concreto, cura mal feita ou falta de cura. É importante salientar também que o concreto é um material permeável, não dispensando a impermeabilização necessária contra vazamentos de água, ou a realização de uma cobertura (telhado), portanto não garantimos que não ocorrerão vazamentos.

Copyright 2019 Aliança Mix - Todos os Direitos Reservados